quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Progesterona: Vamos entender um pouquinho sobre esse hormônio?

O que é Progesterona?
Progesterona é um dos hormônios produzidos pelo ovário desde a puberdade, e pela placente durante a gravidez
Como a Progesterona é produzida?
No processo da ovulação,(se você não lembra mais ou ainda não leu a nossa aulinha sobre o ciclo menstrual ainda está em tempo, aqui do lado esquerdo tem nosso índice! ) o óvulo, , se encontra dentro de uma pequena bolsinha chamado folículo. Após a liberação do óvulo este folículo se transforma no chamado corpo lúteo, e aí começa a produzir a progesterona.
Qual a função da Progesterona?
Simplificando, a Progesterona prepara o corpo e o emocional da mulher para a gravidez... Ele prepara o interior do útero para receber o ovo fecundado, espessando-o e aumentando a circulação sanguínea e iniciar a gestação... É responsavel pela preparação das mamas para a produção de leite... E por inibir as contrações do útero impedindo a expulsão do embrião que se está implantando ou do feto já em desenvolvimento (aborto)...
E se eu não engravidar o que ocorre com a Progesterona?
Se o óvulo em determinado ciclo não for fecundado, o corpo lúteo que começou a secretar a progesterona desaparece, fazendo com que os níveis do hormônio diminuam rapidamente, provocando a descamação do revestimento interno do útero que começou a ser preparado: é a menstruação...
Valores de Referência
Valores de Referência (ng/ml)*
Homens................ 0,22 a 0,94
Mulheres: Fase Folicular .... 0,22 a 0,56
Meio do Ciclo ..... 0,40 a 1,30
Fase Lutea ........ 3,64 a 18,10
Os valores de referência podem variar conforme o laboratório que foi realizado o exame, portanto siga os valores de referência do seu exame!
Bom, agora que já temos essas informações vamos as alterações que podem ocorrer na concentração desse hormônio...
O que pode estar ocorrendo se minha progesterona estiver diminuída?
Quando a progesterona está baixa no organismo as mulheres podem estar apresentando:
- Anovulação: quando a mulher não ovula o corpo lúteo não exite e a progesterona não é produzida (é importante pesquisar o motivo de não estar ovulando!)
- Retenção hídrica, enxaqueca, irritabilidade
- Disturbios menstruais: menstruar fora do tempo certo no ciclo
- Abortamento
Quando a Progesterona está baixa normalmente o Duphaston ou outro medicamento a base de progesterona é indicado no tratamento... Vamos falar do Duphaston que é o mais comum...
Duphaston
** Informações retiradas do Bulário Eletrônico da Anvisa **
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
DUPHASTON é um progestagênio oralmente ativo com mecanismo de ação muito similar ao da progesterona normalmente encontrada em seu organismo, que é um hormônio produzido pelos ovários.
POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
DUPHASTON é indicado nos casos em que há deficiência de progesterona e como complementar na terapia hormonal na menopausa.

Tratamento de deficiências de progesterona, tais como:

  • tratamento da dismenorréia
  • tratamento da endometriose
  • tratamento da amenorréia secundária
  • tratamento de ciclos irregulares
  • tratamento da síndrome pré-menstrual
  • tratamento de aborto habitual ou ameaça de aborto, associados com deficiência de progesterona comprovada
  • tratamento de infertilidade devido a insuficiência lútea.
ATENÇÃO !!
A progesterona baixa não é a causa da falta de ovulação!!
A falta de ovulação é que causa a diminuição da mesma !!
A medicação para aumentar os valores da progesterona tem a função de regular o ciclo mestrual das mulheres que apresentam sangramentos fora do período correto; auxiliar a preparação do corpo feminino para a gravidez, ajudando o embrião a fixar-se no útero e evitar o aborto...
NUNCA TOME MEDICAÇÃO POR CONTA PRÓPRIA!! SIGA SEMPRE AS INDICAÇÕES DE SEU MÉDICO!!
Fonte: Diário da Tentante

3 comentários:

marcia disse...

Olá,foi o artigo que mais esclareceu minhas dúvidas,vou fazer os testees hormonais,mas pelo que vejo to deficiencia de progesterona e tenho que agradecer demais pelo artigo.

Lorena Lima disse...

Oi, vivo nos EUA e estava passando por um momento de extremo descontrole emocional e ganho de peso subito - 25kg em 6 meses, sentia fome 24h/dia. Minha medica pediu exames hormonais os quais deram todos ok, com excecao da bendita Progesterona (0.07 na fase lutea). Ela me receitou o anticoncepcional orthotricyclen Lo e incrivelmente no primeiro dia que comecei a tomar ja senti melhora no quadro geral (nao sinto mais fome voraz, minhas espinhas do rosto estao desinchando e estou bem mais calma). Quando nao tomo pilula, no entanto, chego a ficar 3meses sem menstruar e soh Deus sabe se ovulo. Devo buscar saber a causa dessa anovulacao? Devo seguir tomando a pilula? Parabens pelo artigo super bem informativo.

Anônimo disse...

O artigo mais esclarecedor que já li referente ao assunto! Muito bom!