segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Cuidados com o umbigo...

"Para limpar, levante o coto (parte que restou do cordão) com cuidado, para não puxar, molhe levemente a ponta da haste flexível (cotonete) com o álcool e limpe a base do coto, local onde mais se acumula a secreção..."
Logo após o nascimento, o cordão umbilical é cortado. A partir deste momento, o bebê precisa respirar sozinho, pois a função de oxigenar o sangue, começa a ser de seus pequenos pulmões.
Após deixar a maternidade, a maioria das mamães tem uma preocupação especial com os cuidados do umbigo de seu bebê. Mas não se desespere, este cuidado pode ser mais simples do que você imagina. A antiga faixa, não é mais recomendada pela maioria dos médicos, pois ao deixar o local com pouca ventilação, pode favorecer a uma possível infecção. Não utilize nenhum objeto, que segundo as tradições antigas ajudam na cicatrização, pois pode ser um outro foco de infecção.
Alguns bebês têm mais secreção que outros, mas geralmente, a limpeza do local três vezes ao dia, uma após o banho e as outras duas, após a troca de fralda, é suficiente.Uma boa dica para evitar contaminações, é lavar as mãos após a troca de fraldas antes de cuidar do umbigo ou cuidar dele antes de limpar os genitais. O melhor produto para a higiene é o álcool a 70%, muito usado nas maternidades.
Para limpar, levante o coto (parte que restou do cordão) com cuidado, para não puxar, molhe levemente a ponta da haste flexível (cotonete) com o álcool e limpe a base do coto, local onde mais se acumula a secreção. Não se preocupe, pois este tecido já perdeu sua função e não possui mais sensibilidade, portanto o bebê não sentirá dores, apenas um pequeno incômodo devido à temperatura fria do álcool.Após a limpeza, cubra-o somente com a parte superior da fralda descartável.
O umbigo cai em média de sete a quinze dias após o nascimento, dependendo da higiene (quanto mais limpo você manter o local, mais rápido ele cairá). Porém, se não cair antes de vinte dias, não se preocupe, pois depende também do organismo do bebê. Quando o umbigo está por cair ou logo após a queda, podem ocorrer pequenos sangramentos, isso é normal. Se o sangramento for intenso, se ocorrer vermelhidão na região abdominal, secreção exagerada ou odor forte, consulte seu pediatra para que ele possa avaliar o caso. Porém, se você for cuidadosa na higiene do local, isso provavelmente não ocorrerá.
Após o desprendimento, você deverá continuar com a higiene do local por mais dez dias, pois ainda estará em processo de cicatrização.
Fonte: Ultrasom3D.Net

Nenhum comentário: